A Fox Sports subornou funcionários, afirmam acusação em julgamento da FIFA

Don Emmert / AFP / Getty Images

O tribunal federal no Brooklyn onde o julgamento da FIFA será realizado em 13 de novembro de 2017 em Nova York.



NOVA YORK - Uma testemunha-chave no julgamento da FIFA testemunhou na terça-feira que grandes empresas de mídia - incluindo a Fox Sports - subornaram funcionários pelos direitos de transmissão de futebol.

Alejandro Burzaco, uma testemunha de acusação no caso, disse no tribunal que tinha conhecimento de seis empresas de mídia envolvidas em subornos, incluindo Fox, Globo do Brasil, Media Pro da Espanha e Televisa do México.



A Fox Sports é de longe a maior do grupo, no entanto, e é propriedade da 21st Century Fox, o conglomerado multinacional controlado por Rupert Murdoch.



Burzaco testemunhou que um alto funcionário da emissora assinou um contrato falso projetado apenas para cobrir o pagamento de US $ 3,7 milhões em subornos. O argentino Burzaco foi indiciado em maio de 2015, se declarou culpado ainda naquele ano e vem cooperando com o governo desde então.

Na noite de segunda-feira, um porta-voz da Fox Sports enviou ao BuzzFeed News a seguinte declaração: Qualquer sugestão de que a Fox Sports sabia ou aprovava qualquer suborno é enfaticamente falsa. A Fox Sports não tinha controle operacional da entidade que Burzaco dirigia. A entidade administrada pelo Burzaco era uma subsidiária da Fox Pan American Sports, que em 2008, à época do contrato em questão, era detida majoritariamente por uma empresa de private equity e sob seu controle operacional e de gestão.

O depoimento no caso criminal ocorre no momento em que a Fox Sports está sendo processada, separadamente, por suposto suborno no tribunal federal de Miami. O terno , movido por uma empresa uruguaia de mídia esportiva, alegou que Fox e seus executivos, junto com Burzaco e executivos de marketing esportivo, conspiraram para pagar subornos a funcionários do futebol sul-americanos em troca de direitos a torneios. Ao fazer isso, sustenta a ação, a empresa urguiana Gol TV foi injustamente impedida de adquirir esses direitos, embora tivesse feito uma oferta maior.



No estande, Burzaco disse que uma empresa que ajudou a controlar, a T&T, costumava pagar propinas a dirigentes de futebol em troca dos direitos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, dois torneios de clubes populares realizados na América do Sul todos os anos. A Fox tinha 75% de participação na T&T na época em que muitos desses subornos foram assinados.

Além disso, de acordo com Burzaco, o ex-chefe de operações da Fox Pan American Sports, James Ganley, assinou um contrato fraudulento em janeiro de 2008 que permitiu à T&T pagar $ 3,7 milhões em subornos a vários dirigentes de futebol em troca de uma extensão de contrato de direitos assinada logo depois. . Os promotores exibiram uma cópia do contrato, claramente com a assinatura de Ganley, ao júri.

Além da Fox, Burzaco apontou o dedo para várias outras empresas. No tribunal na terça-feira, ele disse que o chefe de esportes da Globo, a maior empresa de mídia do Brasil, esteve presente em um jantar onde foram negociados subornos de US $ 600.000 para duas autoridades do futebol brasileiro. E sem dar detalhes, ele disse que a espanhola Media Pro, a Argentina Full Play, a Brazil's Traffic e a gigante mexicana da televisão Televisa também estiveram envolvidas no pagamento de propinas.



Recentemente, surgiram evidências que a Televisa pode ter se envolvido no pagamento de propinas para garantir os direitos de transmissão da Argentina, Paraguai e Uruguai por quatro Copas do Mundo consecutivas.

A alegação foi uma das várias bombas durante as quase sete horas de depoimento de Burzaco na terça-feira no julgamento de três funcionários do futebol sul-americano acusados ​​de suborno e lavagem de dinheiro.

Burzaco também disse que Julio Grondona, o ex-presidente da federação argentina de futebol e ex-vice-presidente da FIFA, aceitou pelo menos US $ 1 milhão em subornos em troca de seu voto para o Catar sediar a Copa do Mundo de 2022.

O julgamento, que deve durar seis semanas, foi iniciado na segunda-feira. Os réus são Jose Maria Marin do Brasil, Manuel Burga do Peru e Juan Angel Napout do Paraguai. O depoimento de Burzaco deve continuar na quarta-feira.

CORREÇÃO

15 de novembro de 2017, às 02:31

James Ganley é o ex-diretor de operações da Fox Pan American Sports. Esta postagem identificou erroneamente sua posição na empresa de mídia.